quarta-feira, novembro 09, 2005

“Alice” nos Prémios de Cinema Europeu

Após o Prémio Regards Jeunes na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, o filme “Alice”, do realizador português Marco Martins, está nomeado para os Prémios de Cinema Europeu no âmbito de “Revelação 2005”.
De acordo com a lista de candidatos divulgada pela Academia Europeia de Cinema, além de Marco Martins estão ainda nomeados para o Prémio Fassbinder os filmes “4”, de Ilya Khrzhanovsky, “Anklaget”, de Jakob Thuesen, “Ono”, de Malgorzata Szumowska, “Quand la mer monte”, de Yolande Moreau e Gilles Porte, “Saimir”, de Francesco Munzi e “Uno, de Aksel Hennie.
Estreado no passado mês de Outubro, o filme “Alice” já foi visto por cerca de 30 mil espectadores e conta com Nuno Lopes e Beatriz Batarda nos papéis principais.
Quanto aos outros candidatos, o filme “Caché” de Michael Haneke, com 7 nomeações, lidera a corrida e inclui as principais categorias, como “melhor realizados” e “melhor filme”. Seguem-se “My Summer of Love”, de Pawel Pawlikowski, e “Um longo domingo de noivado”, de Jean-Pierre Jeunet, com quatro nomeações cada.
Relativamente aos melhores realizadores, além dos já citados Michael Haneke e Pawel Pawlikowski, encontram-se também nomeados Susanne Bier, “Bordre”, Álex de la Iglesia, “Crime Ferpecto”, Roberto Faenza, “Alla Luce del Sole” e Cristi Puiu, “Moartea Domnului Lazarescu”.
A 3 de Dezembro serão anunciados, em Berlim, os vencedores da 18ª edição dos Prémios de Cinema Europeu.

Fontes:
Diário de Notícias
Jornal de Notícias

1 Comments:

At 5:19 da tarde, Anonymous Ramalho said...

Cara redatora, em primeiro lugar gostaria de felicita-la pelo artigo que redigiu. Pois são muito poucas as pessoas que ainda dedicam um pouco do seu tempo ao debruçar-se sobre as artes e a cultura, neste caso especifico, a cinematografica!... que eu tao prezo.
E relembrar a este pais adormecido que ainda se fazem filmes de qualidade e que alcançam renome e prestigio fora de Portugal.
Em relação ao nomeados para a 18ª edição dos Prémios de Cinema Europeu.... espero (não menospresando os restantes nomeados) que ganhe o filme «my last summer» que alem de ser considerado um dos melhores filmes britanicos dos ultimos tempos...(amado por muitos e odiado por outros tantos) é inovador e porque não, inquietante!
continuação de inspiração para futuras noticias.
Cumprimentos

 

Enviar um comentário

<< Home