quinta-feira, novembro 17, 2005

Eleições em Israel antecipadas para Fevereiro-Março


Após o encontro de terça-feira o primeiro-ministro Ariel Sharon e o líder do Partido Trabalhista (Labour) Amir Peretz concordaram em realizar eleições antecipadas, que terão lugar numa data ainda a definir entre finais de Fevereiro e finais de Março, sendo muito provavelmente no dia 28 de Fevereiro.
Recorde-se que Amir Peretz, de 53 anos, foi recentemente eleito para a chefia do Partido Trabalhista, vencendo o Nobel da Paz Shimon Peres, de 83 anos, vice-primeiro-ministro do Governo liderado pelo Likud, partido de Ariel Sharon.
Em entrevista ao Yedioth Ahronoth, Sharon disse ter mudado de opinião quanto às eleições antecipadas após Peretz ter garantido o abandono do Partido Trabalhista da coligação governamental, levando à consequente queda do governo.
“No momento em que se tornou claro para mim que a estrutura política existente estava em queda, concluí que o melhor para o país seria ter eleições o mais brevemente possível”, disse Sharon ao jornal.
No seguimento deste encontro com Peretz e antes de fixar uma data para as eleições, Sharon pretende ainda consultar outros partidos.
Quando questionado sobre o caminho político que irá escolher, este recusou-se a revelar se permanece no Likud ou se cria um novo partido. No entanto, analistas políticos defendem a forte probabilidade do Likud reunir-se em volta de Sharon.
Entretanto, sondagens sobre a corrida à liderança do partido dão-lhe larga vantagem sobre o rival Netanyahu, opositor à retirada de Gaza.

Fontes:
Lusa
Ha’aretz
Reuters