sexta-feira, dezembro 02, 2005

Portugal vai ser o pior emissor de gases da UE


De acordo com o relatório divulgado na Conferencia das Nações Unidas para as alterações Climáticas, Portugal irá aumentar em 42,2% a emissão de gases com efeito de estufa, tornando-se assim, em 2012, o maior emissor de poluentes da União Europeia.

Em declarações à Agencia Lusa, Hélder Spínola, Director da Quercus, não se mostrou surpreendido, dada a “ausência de medidas e politicas estruturais ao longo dos últimos anos”.
Hélder Spínola, alertou ainda para o facto de estes números equivalerem a um incumprimento do Protocolo de Quioto, que poderá custar ao país o pagamento de uma multa de cerca de dois mil milhões de euros (mais de metade do novo aeroporto da Ota).

Em melhor situação encontram-se a Estónia, a Letónia, a República Checa, a Eslováquia e a Alemanha, que irão atingir as metas propostas, sendo os países que mais reduzirão as emissões de gases poluentes.

Em termos gerais, o Comissário europeu do ambiente, Stravus Dimas, mostrou-se satisfeito, por considerar que a União Europeia irá ser bem sucedida no cumprimento das metas estabelecidas por Quioto, com um corte de emissões superior a 11%.

Segundo Bruxelas, dos quinze países que faziam parte da União Europeia aquando da assinatura do Protocolo de Quioto, dez vão atingir as metas propostas dois anos antes do previsto.


Fontes: Lusa
Público

2 Comments:

At 3:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

È lamentavél o que se passa no nosso pais em termos de poluição. Mas, na minha opinião, mais absurdo é a falta de medidas para tentar combater um problema que cada dia que passa toma porporções cada vez maiores.
Se nao forem tomadas medidas uregentes o Homem vai cabar por destruir o planeta.

 
At 3:24 da tarde, Anonymous bm said...

A notícia é deveras preocupante e realmente é necessário tomarmos medidas urgentes. A cultura de gestão ambiental é algo que não faz parte dos hábitos dos portugueses (infelizmente) e é preciso mudar esta mentalidade rapidamente.

 

Enviar um comentário

<< Home