terça-feira, março 14, 2006

Campanha alerta contra pirataria digital


A Associação fonográfica portuguesa (AFP) lançou, ontem em Lisboa, uma campanha de sensibilização contra a pirataria digital.
A campanha traduz-se num guia, a ser distribuído por todo o pais, onde se alertam os consumidores para os perigos que correm com a utilização dos programas peer -to- peer (P2P) , utilizados para fazer o descarregamento e troca de material ilegal.
Como complemento a esta acção, a AFP irá divulgar também um panfleto com o título Os jovens, a música e a Internet, apostando assim na sensibilização do público mais jovem.
No âmbito desta acção foi também criada a versão portuguesa do site da pro-music (http://www.pro-music.com.pt/) que permite o acesso a um programa através do qual os utilizadores podem descobrir se têm material ilegal no seu computador, links para a compra legal de música através da Internet, bem como os depoimentos de vários artistas do panorama musical português.

Em declarações ao JN, o director-geral da AFP, Eduardo Simões, referiu-se ao fenómeno da pirataria digital como , "uma profunda derrota para quem gosta de música”.
Já o presidente da AFP, David Ferreira lembrou que no nosso país o crime de pirataria digital é punido com até três anos de prisão.

Nos últimos cinco anos o mercado de música português sofreu uma diminuição de cerca de 47%, representando uma queda da facturação para metade dos valores registados no ano de 2000.

Fontes: JN