sexta-feira, outubro 28, 2005

Tribunal Constitucional rejeita pedido de novas eleições em Mondim de Basto

O PS e o CDS-PP de Mondim de Basto requereram, no passado dia 15 de Outubro, ao Tribunal Constitucional a repetição das eleições autárquicas no concelho devido a alegadas situações "ilícitas" detectadas durante o acto eleitoral.
Segundo declarações prestadas ao Merkuryus pelos cabeça de lista do PS, Humberto Cerqueira, e do CDS-PP, Luís Gonzaga, "as irregularidades ocorridas não foram consideradas pela Assembleia de Apuramento Geral e, por isso, vamos requerer ao Tribunal Constitucional que considere nulo o acto eleitoral em todo o concelho de Mondim de Basto e que seja ordenada a repetição da eleição".
Contudo, os argumentos apresentados pelos referidos candidatos não foram considerados por este orgão jurídico, tendo sido mantida a decisão anunciada pela Assembleia de Apuramento Geral.
Recorde-se que nas eleições de 9 de Outubro, O PSD ganhou as eleições em Mondim de Basto com 2119 votos, ficando o PS em segundo lugar com 2088 votos e o CDS-PP em terceiro, com 697 votos.
De acordo com estes números, o CDS-PP não elegeu um vereador por nove votos, tendo o PSD elegido três vereadores e o PS dois.