sexta-feira, novembro 04, 2005

Uma viajem ao mundo da imprensa

Uma breve visita à Biblioteca Municipal de Braga, permitiu-nos viajar no tempo e analisar a evolução da imprensa até aos nossos dias.
Desde 1892 até ao ano de 1975, é visível a evolução não só ao nível estrutural dos jornais, como também à relevância dada aos acontecimentos.
Foi possível encontrar jornais regionais, apenas com 4 páginas, sem imagens, sem grandes títulos, onde eram misturados assuntos políticos com anúncios, ou literatura com publicidade, não havendo portanto secções destinadas a um tema específico. Estes jornais não eram diários, sendo publicados uma a duas vezes por semana.
A partir de 1950, e tomando como exemplo o “Diário de Notícias”, já é possível encontrar um jornal com 14 páginas, com algumas imagens a cores e, embora haja mistura de temas, começam a aparecer diferentes secções – desporto, política, necrologia, publicidade. A primeira página tem agora como função dar destaque aos assuntos das diferentes secções, que são posteriormente desenvolvidos no interior do jornal.
Actualmente, o “Jornal de Notícias”, é composto por cerca de 60 páginas e ainda por duas secções destacáveis: desporto e anúncios. Na primeira página, o assunto de maior destaque aparece ilustrado com uma fotografia em grande plano. São usados títulos a negrito e pequenas caixas que destacam assuntos das diferentes secções. Grande parte das noticias são ilustradas, embora na sua maioria a preto e branco. A publicidade assume grande importância, sendo mesmo uma fonte de rendimento; há páginas inteiras, meias páginas ou apenas rodapés destinados à publicidade. A edição de 2 revistas que acompanham o jornal ao sábado e ao Domingo, permitem ao leitor aprofundar temas da actualidade, encontrar conselhos de saúde, temas jurídicos, destinos de férias, entre outras novidades.