segunda-feira, janeiro 30, 2006

Novo Plano de Contingência contra Gripe das Aves

O Ministério da Saúde apresentou hoje, o novo Plano de Contingência contra a Gripe das Aves, o qual permitirá o recurso a máscaras para protecção individual, ou a quarentena obrigatória.
O Plano de Contingência Nacional para a Pandemia de Gripe foi revisto este mês e conta com quatro grandes áreas funcionais: informação em saúde, prevenção, contenção e controlo, comunicação e avaliação.
Francisco George,director-geral da Saúde, revela que este plano não é definitivo, uma vez que "tem de ser adaptado aos conhecimentos que se forem evidenciando".
Em relação à versão anterior do plano, esta conta com algumas novidades, nomeadamente uma dotação estratégica de medicamentos anti- virais como o Oseltamivir e o Zanamivir. Estes medicamentos são recomendados pelas autoridades de saúde internacionais para combater a gripe das aves nos humanos.
Os medicamentos anti-virais chegarão a Portugal em pó, cabendo à Direcção-Geral da Saúde (DGS) definir a melhor forma de os distribuir, caso venham a ser necessários.
Além desta medida, a actual versão inclui ainda a existência de um laboratório de referência para identificação do vírus, no Hospital Curry Cabral em Lisboa e no Laboratório Nacional de Saúde Dr.Ricardo Jorge (INSA).
Contudo, Graça Freitas, sub-directora geral da Saúde, revelou que o objectivo é criar uma rede com um laboratório em cada distrito. A especialista em doenças transmissíveis, Graça Freitas, considera que "a pandemia não será controlável" pelo que se torna "fundamental" minimizar os riscos de propagação do vírus.

fontes:
RTP online

1 Comments:

At 6:56 da tarde, Blogger Marta Aguiar said...

Maria!!! Trouxeste o Merkuryus de volta à vida!!! Ainda bem:) Em breve eu darei também o meu contributo. Os nossos leitores por certo que compreendem a ausência do Merkuryus, pois como refere o texto de apresentação ele é muito ocupado com os assuntos todos do céu e do inferno…. E que altura do ano o ceú anda mais ocupado? No Natal!! E em que altura do ano o inferno anda mais ocupado? Na passagem de ano!!! (será?... no Brasil deve ser no Carnaval, agora aqui não sei… deve ser sempre, não?)

Meu Deus o que é que eu estou a fazer??? Maria perdoa-me!!!!! (será que isto é efeito do texto de Barthes que eu acabei de ler????)
O que eu queria mesmo era (e ainda é ) comentar a tua noticia:

Um plano de contingência contra a gripe das aves é muito bem-vindo! Pode ser que Portugal comece a abandonar o velho hábito de remediar (e mal, na maior parte dos casos) e passe finalmente a prevenir! A gripe das aves não está tão longe como na época em que começou a ser notícia… eu acho que o facto de ter chegado à Turquia veio despertar a consciência dos mais despreocupados com a situação. Ainda que o cenário de pandemia não se venha a concretizar, é bom estarmos a postos, e se o plano prevê actualizações em função dos novos conhecimentos que se forem adquirindo ainda melhor!

:):):)

 

Enviar um comentário

<< Home