segunda-feira, janeiro 30, 2006

Novo Plano de Contingência contra Gripe das Aves

O Ministério da Saúde apresentou hoje, o novo Plano de Contingência contra a Gripe das Aves, o qual permitirá o recurso a máscaras para protecção individual, ou a quarentena obrigatória.
O Plano de Contingência Nacional para a Pandemia de Gripe foi revisto este mês e conta com quatro grandes áreas funcionais: informação em saúde, prevenção, contenção e controlo, comunicação e avaliação.
Francisco George,director-geral da Saúde, revela que este plano não é definitivo, uma vez que "tem de ser adaptado aos conhecimentos que se forem evidenciando".
Em relação à versão anterior do plano, esta conta com algumas novidades, nomeadamente uma dotação estratégica de medicamentos anti- virais como o Oseltamivir e o Zanamivir. Estes medicamentos são recomendados pelas autoridades de saúde internacionais para combater a gripe das aves nos humanos.
Os medicamentos anti-virais chegarão a Portugal em pó, cabendo à Direcção-Geral da Saúde (DGS) definir a melhor forma de os distribuir, caso venham a ser necessários.
Além desta medida, a actual versão inclui ainda a existência de um laboratório de referência para identificação do vírus, no Hospital Curry Cabral em Lisboa e no Laboratório Nacional de Saúde Dr.Ricardo Jorge (INSA).
Contudo, Graça Freitas, sub-directora geral da Saúde, revelou que o objectivo é criar uma rede com um laboratório em cada distrito. A especialista em doenças transmissíveis, Graça Freitas, considera que "a pandemia não será controlável" pelo que se torna "fundamental" minimizar os riscos de propagação do vírus.

fontes:
RTP online