sexta-feira, junho 09, 2006

Governo apresenta medidas para superar dificuldades a Matemática


A escola do segundo e terceiro ciclos vão ter autonomia para contratar professores de Matemática. A medida será apresentada hoje pela ministra da Educação. A nova lei surge como tentativa de melhorar os resultados à disciplina.
Ao abrigo do novo plano, cada agrupamento de escolas define a sua própria estratégia com autonomia, tendo liberdade para aumentar a carga horária da disciplina, criar equipas de dois professores por turma ou constituir equipas multidisciplinares de docentes para realizar actividades de apoio à Matemática nas áreas não curriculares, como é o caso do estudo acompanhado.
Com o novo plano, os estabelecimentos de ensino poderão adquirir material didáctico ou software específico e melhorar ou criar espaços laboratoriais, tendo como bade o apoio financeiro da tutela.
Para se candidatarem às verbas, as escolas têm de apresentar um plano onde constem os resultados alcançados pelos alunos no ano lectivo anterior, a identificação das causas que influenciaram negativamente as notas e ainda as estratégias de melhoria das aprendizagens, bem como uma estimativa dos custos do projecto.
O plano será avaliado por uma comissão nomeada para o efeito e, caso seja aceite, a escola estabelece um contrato-programa com o Ministério, onde ficam definidas as metas a atingir e os apoios concedidos pela tutela.
Em cada escola haverá, então, um docente nomeado pelo GAVE, Gabinete de Avaliação Educacional, que ficará responsável pelo acompanhamento do projecto.
A Matemática foi e será a maior “dor de cabeça” dos alunos portugueses, cujos resultados são dos mais baixos da União Europeia.


Fontes:
SIC online