sexta-feira, junho 09, 2006

Vagas de acesso ao Ensino Superior não aumentam

As Universidades e os Politécnicos concordam com a proposta do Ministério do Ensino Superior de não abrir mais vagas de acesso para o próximo ano lectivo, uma vez que o número de candidatos está a diminuir.
Luciano Almeida, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, salientou que “nos últimos quatro anos, não houve acréscimo do número de vagas. As pequenas variações que se verificam anualmente resultam das excepções, como vai acontecer este ano com medicina e enfermagem”, cursos que vão registar um aumento de vagas.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior apresentou um projecto de despacho às Universidades e Politécnicos, que visa o congelamento de acesso das vagas para o ano lectivo de 2006/2007, com excepção para medicina e enfermagem, cursos onde podem abrir mais dez por cento de vagas.
No entanto, Luciano Almeida considera não se tratar de congelamento de vagas, “poque ao ser fixado um número igual ao do ano passado está a ser fixado um número que no ano anterior não foi preenchido”.
Em 2005/2006, cerca de nove mil das 47 mil vagas disponibilizadas pela tutela ficaram por preencher.
“Sendo prevista a diminuição do número de candidatos, não há qualquer problema, porque na realidade o número de vagas é cada vez maior para o número de candidatos, que diminui”, sublinhou o presidente do CCISP.
Luciano Almeida considera também importante “manter os numerus clausus, para impedir a desertificação do interior do país e, assim, manter um equilíbrio”.

Fontes:
SIC online